Petições

PETIÇÃO PELO FIM DA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL PARA FINS PEDAGÓGICOS

De todos os animas utilizados em experimentação animal, no Espaço Europeu, 180 mil são utilizados para fins pedagógicos. O sacrifício destes animais é justificado pelas entidades reguladoras como uma necessidade, a fim de complementar o aspecto prático num currículo académico nas mais diversas áreas de estudo, como: Biologia; Bioquímica; Farmacologia; Medicina; entre outros. A experimentação animal permite ao estudante a compreensão de fenómenos científicos, através da observação e manipulação dos animais sacrificados.

No entanto, o benefício que a experimentação garante ao estudante pode ser facilmente substituído por métodos alternativos que não impliquem a utilização e sacrifico animal. Existem inúmeras alternativas para fins pedagógicos, que, tal como qualquer instrumento científico, foram avaliadas e testadas de modo a comprovar a sua eficácia. Para além do aspecto ético, destaca-se também o facto de que as alternativas são de custo menor, podendo compensar o investimento a curto e longo prazo em relação à experimentação animal.

As alternativas à experimentação animal para fins pedagógicos são bastante variadas, permitindo cobrir todas as necessidades de um exercício prático, utilizando: Vídeos; Modelos; simuladores; Cadáveres eticamente obtidos; Trabalho clínico; Laboratório virtual ou in vitro; Auto-experimentação; Trabalho de campo.

Assim, considerando os pontos acima referidos, não é aceitável a manutenção da experimentação animal para fins pedagógicos nesta Faculdade. A existência e acessibilidade a alternativas devem ser consideradas e incentivadas a nível curricular nos cursos desta Faculdade.

Os/As signatários/as:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s