Vestuário

Todos os anos milhões de animais são mortos com o propósito de se lhes retirar as peles para produzir vestuário. Infligindo-lhes uma morte dolorosa, estes animais são criados em cativeiro, sem as mínimas condições ou caçados. Dentro deste grupo de animais, contam-se as chinchilas, raposas, focas, coelhos, entre outros.

Actualmente as peles de animais não são mais do que luxos para quem as compra e uma grande fonte de lucro para quem as vende. Deparamo-nos com mortes sucessivas para satisfazer o desejo e a futilidade de algumas pessoas.

Há, claro, desvantagens e vantagens na utilização de tecidos sintéticos. Se por um lado podemos afirmar que alguns sintéticos são menos quentes que o pelo de animais, também podemos afirmar que eventualmente demorarão mais tempo a desintegrar-se no ambiente. No entanto, a sua produção requer muito menos energia e não envolve a morte de animais. Para além disso, por norma estes tecidos apresentam preços bastante inferiores aos do pelo verdadeiro.

Será, então, justificável a perpetuação destas mortes quando nos surgem, muitas vezes de igual qualidade e a preços inferiores, tecidos sintéticos?

Os Universitários pela Causa Animal consideram inaceitável a utilização de pelo/pele de animais, já que a futilidade e a moda não podem ser justificação para o sofrimento e a morte de animais.

Fontes:

http://www.hsi.org.au/?catID=68

http://www.peta.org/issues/animals-used-for-clothing/chinese-fur-industry.aspx

http://www.slate.com/articles/health_and_science/the_green_lantern/2010/01/a_hairy_situation.html?GT1=38001

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s